Agradeço a visita!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tem coisa pior que a inveja?

Você sente ou é alvo de inveja?

Combata esta postura negativa reconhecendo seu próprio valor:
Por inveja e ciúmes, Caim matou Abel. A passagem bíblica revela um sentimento que causa muito mal às pessoas. Ser vítima do desejo mal direcionado do outro pode trazer danos e muito incômodo. Mas carregar o peso da inveja no peito também é uma situação horrível mesmo que a pessoa não tenha consciência disto.
Cobiçar o que é do outro é um sentimento às avessas que encobre, na verdade, uma insatisfação pessoal muito grande. Em geral, são pessoas que acreditam que tudo de ruim acontece só a elas. Falta amor, falta dinheiro, faltam amigos, falta auotoestima. Por isto, quando olham a grama do vizinho ela sempre lhes parece mais verde. Muito verde. Um verde incômodo.
Aí bate aquela inveja da boa sorte dos outros. Em seguida, surgem sentimentos e desejos nada dignos. Querer tirar do outro. Ou desejar que o outro perca tudo. Ou simplesmente prestar-se a fazer um pastiche do que ele admira e cobiça na vida alheia na esperança de recriar para si mesmo a atmosfera que lhe parece ideal. Mas a cópia nada mais é que um arremedo triste e sem personalidade.

Ser alvo da inveja alheia icomoda. E muito.

No entanto, a inveja também cobra seu preço do invejoso. A cobiça é um grande veneno que corrói por dentro. A pessoa se agarra a um ideal de felicidade que talvez nem lhe sirva ou satisfaça, mas persiste neste desejo invejoso. "Se eu não tenho, ele também não pode ter". Mas quem acredita que é bom passar a vida toda desejando o que é do outro ao invés de fazer por si mesmo - e fazer de maneira original e única? Querendo o que é do outro, estamos impedindo o fluxo natural da vida. Viver é um processo dinâmico de aprendizado e ficar paralisado desejando o status quo de quem for não traz satisfação alguma.

Almejar a todo custo a vida alheia - seja material, emocional, profissional - não traz felicidade para ninguém. Mas o amor, sim, tem o poder de transformar o que não gostamos em nós, abrindo nosso coração para a verdadeira felicidade.

6 comentários:

  1. Passando para conhecer seu blog, esta lindo parabéns...
    Beijos em ti e meus respeitos a seu Dono.

    ResponderExcluir
  2. Malu, onde trabalho, é um antro de inveja que não há em outro lugar no mundo...
    Quando sinto inveja, normal dos humanos, vou em busca sem afetar ou destruir, é inveja positiva, viu? Mas aquela que "derruba", nem pensar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ninguém é realmente digno de inveja, e tantos são dignos de lástima!
    Arthur Schopenhauer.

    Tenho sofrido isto em demasia todas as vezes que entro no chat da UOL, alguém com muito recalque deseja fazer o inferno na vida dos que ali se destacam. Por esta razão o teu texto, amiga, se encaixa perfeitamente no meu momento de vida. Endosso tuas palavras e a felicito pelo texto eloquente sobre um assunto tão quotidiano na vida de muitos, mais ainda porque estás aconselhando ao invejoso para o bem viver para ele e os demais.

    Beijos!
    Dorei.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, nossa o surto que existe é impressionante eu tenho um São Jorge no meu blog
    mas gostei do seu patuá, se permitir gostaria de te-lo, ñ é inveja não risos, é para proteção mesmo.
    Tenha um delícioso fds juntinho dde seu dono
    beijos iluminados
    sub_ísis

    ResponderExcluir
  5. Malú, inveja é horrível, além de improdutiva. Faz mais mal ao invejoso que ao invejado.
    Costumo dizer que a inveja é a irmã má da admiração...rs
    Mas tem coisas piores, ou melhor, tão ruins quanto: egoísmo, cobiça, maldade, avareza, etc.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu(kete)!
    Li hoje cedo seu texto mas não tive tempo de comentar...
    A inveja é uma merda mesmo! rsrsrs.
    E já costumo dizer um pouco diferente da nyssa: que a inveja é uma grande admiração mal administrada.
    E quando fica só no sentimento pode ser até considerada uma doença, mas quando parte para os atos, para prejudicar a "vítima", aí é falta de caráter mesmo.
    Tenha um lindo fim de semana, amadinha.
    Deixo beijos para você e saudações ao seu senhor.

    {Λїtą}_ŞT

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...